top of page

Nossos Serviços

O que fazemos pela sua saúde e bem estar?

Para o neurofeedback registramos a atividade eletroencefalográfica (EEG) e analisamos matematicamente diversos fatores que expressam o padrão cerebral do cliente em repouso com os olhos abertos e fechados e em algumas atividades. Chamamos esta fase de avaliação fisiológica. O padrão do cliente é comparado com o padrão médio de pessoas hígidas (saudáveis) nas mesmas condições de registro. Esta comparação juntamente com as avaliações comportamentais orientam os procedimentos utilizados nos treinamentos.

A avaliação é feita com o posicionamento de 20 eletrodos sobre regiões pré-determinadas   no escalpo, dois eletrodos sobre as clavículas e dois eletrodos próximos aos olhos, além de dois eletrodos nos lobos das orelhas, como referenciais. Assim, registramos a atividade do córtex cerebral, cardíaca e dos olhos. Todos os eletrodos são superficiais e ficam aderidos à superfície da pele com uma pasta condutora, que permite a captação da atividade elétrica que produzimos em nosso corpo.

As avaliações geram uma grande quantidade de informações. Entre elas, a distribuição da atividade cerebral nas diversas frequências, no que chamamos de mapas de distribuição topográfica (figura da esquerda), e nas representações de conectividade funcional entre as diversas partes do córtex cerebral que estão abaixo ou acima do esperado para a condição de registro (figura da direita).

Os treinamentos são realizados com um um número reduzido de eletrodos (de um a quatro) no couro cabeludo e com os referenciais no lobos das orelhas. Nesta fase, o cliente recebe o feedback da sua atividade cerebral na forma de sons, barras pulsantes, vídeos ou jogos e recebem as instruções sobre o que fazer com as informações, modificando-as apenas com o posicionamento mental, ou seja, com as alterações na atividade cerebral. Com a repetição os treinamentos favorecem a formação de novos fluxos de informações no cérebro, fortalecendo a atividade em alguma redes e diminuindo em outras. Uma vez estabelecido, estes novos padrões tendem a se fixarem, tornando os efeitos duradouros.  

O que fazemos para a sua formação profissional?

O objetivo da Neurométrica é a transferência do conhecimento que fundamenta a prática de biofeedback, e principalmente, a nossa experiência de mais de 13 anos trabalhando na área. Para isso, serão oferecidos cursos com a formatação mista, online para a parte teórica e presencial para as práticas. De forma simplificada, os tópicos abaixo representam as abordagens nos cursos e programas de formação:

  •      Formação teórica com a base científica da teoria necessária para o domínio da atividade.

  •      Treinamento prático da instrumentação para compreensão dos princípios universais envolvidos no biofeedback.

  •      Acompanhamento complementar com mentoria para os alunos.

  •      Formação continuada com atualização da literatura.

Os nossos atendimentos são realizados sob agendamento pelo Whatsapp ou e-mail.

Avaliações de nossos clientes

Cliente: VJ

Sou eternamente grata pela experiência com a Neurométrica. Cheguei lá com muita dificuldade para manter a atenção e concentração em diversas situações como leitura, conversas, filmes, etc. Minha mente tinha um turbilhão de pensamentos que me deixavam muito ansiosa.

Após 20 sessões os ganhos foram muitos; melhora na capacidade de prestar atenção nas conversas, consigo ler (e terminar) os livros. Aprendi a relaxar a mente e os pensamentos estão mais tranquilos. Recuperei várias memórias perdidas.

Mas, posso dizer que a experiência não foi só o método, porque ele não seria suficiente sem os profissionais que o aplicam. Pessoas que além desses ganhos práticos, me fizeram compreender a importância de dormir bem, me ajudaram a mudar a maneira de “me ver”, a ser mais paciente e compreensiva comigo mesma e minhas dificuldades. E sem querer, pouco a pouco em conversas e comentários sutis, me devolveram grande parte da minha autoestima e poder, perdidos pela estrada da vida…        Obrigada 🙏💙

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
bottom of page